Multimídia é a nova aliada da educação
Karina Pópolo

A busca constante por parte dos educadores é sem dúvida prender a atenção do aluno. As escolas e universidades fazem de tudo para fornecer diferenciação em salas de aulas e para isso usam uma nova ferramenta pedagógica, através dos recursos tecnológicos, visando qualificar ainda mais o ensino.
A nova didática usada por Docentes da universidade
Elvis Fusco, Professor e Coordenador Adjunto dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Banco de Dados e Especialização em Sistemas para Internet, acredita que esse tipo de recurso funciona, desde que se use com planejamento didático. “É preciso preparo de aula, estudos de caso, além, claro, dos recursos multimídia”, diz
Com esses novos recursos, o professor pode interagir mais com os alunos e os resultados são maravilhosos. O desempenho dos alunos melhorou 50% depois que foi atribuído o uso dos recursos na universidade, porém é preciso ter cuidado por parte da didática do professor, alerta Fusco. “O uso do recurso agrega mais conteúdo ao aluno e somente quando o professor utiliza multimídia com auxílio na didática e não somente por causa de slides, substituindo, tão e somente, as transparências”.
Para Fernanda Aparecida Rocha da Silva, aluna de Especialização em Sistemas para Internet na Univem, a aula precisa ser interativa para não ser cansativa. “Com o auxílio dos recursos fica bem mais fácil prestar atenção, no entanto, para uma aula ser interessante é preciso interação. Longos períodos em que o professor só fala para o ‘monitor’ dá um tremendo sono”, relata.
O recurso principal sempre será a criatividade do professor e a motivação do mesmo, mas em se tratando de recursos materiais, é interessante a utilização de vídeos e exercícios práticos, sempre que possível.
Veja mais matérias relacionadas ao assunto:
Projeto leva interatividade a aulas de física
Aulas mais atrativas e interativas
A música nas aulas de português
imagem retirada do site:
http://perfiljovem.files.wordpress.com/2007/10/trab_executiva.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário