quinta-feira, 8 de maio de 2008

Escola da Família: Oportunidade para todos!

Karina Popolo





Transformar escolas em centro de convivência e lazer. Esse é o objetivo do Programa Escola da Família desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo para a concessão de 10 mil bolsas de estudo aos estudantes de graduação. A recreação envolve mais de 4 mil profissionais da educação, 18.548 estudantes universitários e 20.885 voluntários. As atividades funcionam aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho.
Além de beneficiar mais de 7 milhões de estudantes de 2.334 escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, a atividade proporciona aos universitários, que trabalham como voluntários, bolsas de estudo em universidades conveniada ao Programa.
Só em Bauru o programa abrange 38 escolas, 227 voluntários e 451 bolsistas. Esse é o caso de Viviane Marins, que usa o programa como forma de concluir seus estudos. A universitária Jaqueline de Freitas adora as crianças. “Pinto, brinco, danço e até pulo corda com elas” brinca. “Sendo universitária aprendi muito, principalmente, a conviver com pessoas carentes. Todo sábado de manhã elas chegam, cada uma, com uma flor na mão para me entregar... Isso é maravilhoso” afirma.
A auxiliar de enfermagem, Dirce do Carmo Cardoso, mãe de duas alunas do projeto, aprova a iniciativa. “Antes as crianças ficavam ociosas em casa nos finais de semana, mas agora imploram para ir para escola”, conta a auxiliar.
Quando perguntamos a uma de suas filhas, Marcela Cardoso porque ela vai para a escola até mesmo no final de semana, ela responde sorrindo. “Por que me divirto muito mais do que ficar em casa. A escola é muito mais legal”, garante a criança.
“A resposta dos alunos você enxerga em seus olhos” diz o educador Milton Manfredo. Ele Conheceu o Programa Escola da Família participando como aluno durante dois anos e, hoje em dia atua como voluntário do programa. “Acredito que essa foi uma das melhores iniciativas do governo do Estado”, diz ele.
Para participar do programa como voluntário, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio em escola pública de São Paulo, estar matriculado em Instituição de Ensino Superior conveniada com o Programa, e não receber bolsa de estudo de outra instituição.

Nenhum comentário: