Daniel R. Rodrigues De Souza
O diploma de cursos superiores deixou muito á desejar no mercado de trabalho, levando em conta os dados do IPEA ( Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada). Os números mostram que o número de pessoas formadas desempregadas nos últimos 10 anos aumentou, enquanto o número de pessoas sem formação vem cada vez mais crescendo no mercado de trabalho. Segundo o aluno Vladimir Bianchini que cursa o último ano de Rádio e TV na UNESP o mercado está muito saturado de profissionais. “Não há como aproveitar todos os formandos, o que gera emprego são investimentos no setor produtivo, não diplomas. Acredito que quando me formar estarei em condições de competir em igualdade com qualquer outro profissional, ele tendo diploma ou não. Apenas espero me tornar um profissional conhecido, e valorizado na minha área” disse o recém-formando.
Dentro do mercado de trabalho o “diploma” está meio inválido, na situação em que vivemos hoje, pessoas formadas ou não formadas é praticamente igual, já que a maioria da população sem diploma domina o mercado de trabalho. Para profissionais da área já formados, é muito difícil você conseguir um emprego fixo, principalmente na área preferida mesmo sendo formado, por que a concorrência de estágios e empregos é muito grande. É o que pensa a Jornalista da Rádio 94fm Lidiane Oliveira. “Conseguir o primeiro emprego é sempre um desespero para os estudantes, principalmente para os que estão no último ano e prestes a deixarem a universidade. E para mim não era diferente. Mas acredito que a garra em estar sempre buscando um trabalho paralelo ao curso, mesmo que fosse para receber um salário relativamente baixo, colaborou para que eu conseguisse um emprego mesmo antes de se formar” disse a jornalista. Hoje em dia não adianta você querer sair da universidade com o emprego bom garantido, é preciso buscar, mesmo por que segundo pesquisas uma sala com 40 universitários, apenas 4 saem empregados da universidade. Segundo a jornalista existem duas dicas para você ser um profissional. A primeira é não se satisfazer com o que o curso oferece, afinal todos da sala vão sair formados como você, por isso o segredo é buscar sempre algo além, como estágios e eventos. Outra dica é nunca desistir, se as pessoas tentarem desmotivar seus sonhos, não dê bola.
Emprego de um modo geral, está difícil para todos. É bom ter um diploma, emprego não dura para sempre e uma pessoa com diploma terá mais facilidade para achar trabalho em outras empresas.
imagem retirada: http://school.discoveryeducation.com/clipart/images/diploma.gif
Nenhum comentário:
Postar um comentário