quinta-feira, 27 de março de 2008

Boletim escolar é a nova ferramenta no auxílio à desescolarização

Priscila Mendonça

Cabular aula, não entregar boletim escolar aos pais e não comunicá-los de reuniões pode se acabar a partir desse ano. Desde o primeiro semestre de 2007, a Secretaria do Estado de São Paulo disponibiliza na internet um site que permite aos pais e alunos acessarem notas e faltas dos estudantes da Rede Pública.
Para que o projeto se tornasse viável, houve padronização de conceitos e as notas agora são medidas entre 1 e 10 e não mais existem número fracionados. A média para aprovação equivale à nota 5.
Para os alunos, a mudança de notas de letras para números não faz tanta diferença, mas os pais, que são os mais preocupados com a execução das tarefas escolares de seus filhos, podem pesquisar o histórico escolar do estudante e o desempenho curricular do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Para Ana Maria de Souza Nunes, mãe de aluno da EEPG Anchieta, em Pederneiras, a ferramenta se tornou muito importante para poder controlar o desempenho de seu filho. “Dessa forma ele não pode esconder suas notas e nem faltar às aulas”, comenta Ana Maria.
Alguns estudantes acham uma comodidade no fato de dispor do boletim na internet, já que nos dias atuais muitos jovens passam o dia acessando diversos sites.
“Acho que o interesse do aluno vá melhorar, pois haverá cobrança dos pais, uma vez que eles mesmos terão acesso mais fácil”, afirma o estudante Rodrigo Camargo, aluno que cursa o 2.º colegial.
O “Boletim da Escola”, como foi chamado, auxiliará, sobretudo, o acompanhamento e o rendimento escolar dos alunos. Mas isso não significa que é o fim do boletim no papel: eles ainda serão usados, pois nem todos têm a condição do acesso fácil à internet.
O acesso ao boletim é prático. No site da Secretaria de Educação
, basta clicar no ícone “Boletim”. Os campos seguintes exigirão o CPF/RA do aluno, sua data de nascimento e o ano escolar a ser pesquisado.
Mais matérias relacionadas ao assunto:
imagem retirada do site www.criancarenascer.com.br

Nenhum comentário: